6 de julho de 2010

SUL-AMERICANOS CHORAM DERROTA URUGUAIA

A Holanda está na final da Copa do Mundo pela terceira vez. Nesta terça-feira, a equipe repetiu o consistente futebol mostrado nas partidas anteriores, venceu o Uruguai por 3 a 2, na Cidade do Cabo, e se classificou para a decisão de domingo, em Johannesburgo.


O outro finalista sai nesta quarta-feira, na partida entre Alemanha e Espanha, marcada para as 15h30 (de Brasília), em Durban.


http://im.r7.com/outros/files/2C92/94A3/2988/22E3/0129/A972/AA50/038E/holanda-uruguai-hg-20100706.jpg 


Além de ter conquistado a sexta vitória em seis jogos na Copa, a Holanda ainda colocou um jogador, o meia Sneijder, entre os artilheiros do Mundial: ele marcou o segundo gol da equipe e chegou a cinco, mesmo número do espanhol David Villa.

A emoção do jogo foi até os segundos finais: o Uruguai perdia por 3 a 1, mas fez o segundo gol nos acréscimos, com Maxi Pereira, e teve a chance de buscar o empate com vários chuveirinhos na área, mas não conseguiu concluir nenhuma vez.

Melhor em campo durante a maior parte do jogo, com mais posse de bola e criando as melhores jogadas, a Holanda abriu o placar aos 18min, num golaço do lateral-esquerdo Van Bronckhorst de fora da área. O Uruguai, que não tinha dois titulares importantes, o zagueiro Lugano (contundido) e o atacante Suárez (suspenso), equilibrou a partida e chegou ao empate no fim do primeiro tempo, com Forlán, também de fora da área, e pressionou para tentar a virada, mas parou na defesa da Holanda.

No intervalo, o técnico Bert van Marwijk resolveu mandar a Holanda para o ataque, trocando o volante De Zeeuw pelo meia Van der Vaart e concentrando as jogadas pelo lado direito, assim como fizera nas quartas de final, diante do Brasil.

Deu certo, mas o segundo gol saiu num lance polêmico: aos 24min, Sneijer bateu de fora da área, a bola desviou num uruguaio, passou por baixo das pernas de Van Persie, que estava impedido, e entrou. Os uruguaios reclamaram muito, mas o árbitro e o auxiliar validaram o gol.

Três minutos depois, Kuyt fez boa jogada pela esquerda e cruzou para Robben marcar o terceiro gol, de cabeça. O jogo parecia definido, tanto que o técnico Oscar Tabarez tirou seu craque, Forlán, que estava esgotado. Mas o gol de Maxi Pereira reacendeu os ânimos do Uruguai, que lutou até o apito do juiz para tentar o empate. O prêmio de consolação para a Celeste Olímpica, principal surpresa das semifinais, será a disputa do terceiro lugar, no sábado, em Port Elizabeth.

Nenhum comentário:

Postar um comentário