23 de junho de 2010

ESTADOS UNIDOS ALCANÇAM CLASSIFICAÇÃO DRAMÁTICA

http://im.r7.com/outros/files/2C92/94A3/2965/71D1/0129/6587/1C4F/2F56/comemora%C3%A7%C3%A3o%20do%20donovan-450.jpg 

A seleção dos Estados Unidos entrou nesta quarta-feira no estádio Loftus Versfeld, em Pretória, precisando de uma vitória contra a Argélia para garantir uma vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo. A dramática vitória por 1 a 0 veio nos descontos do segundo tempo, com gol de Donovan, que deu ao time a classificação em primeiro lugar no Grupo C.

Com dois empates e dois pontos conquistados, os EUA dependiam apenas deles mesmos para prosseguir no Mundial. Já a Argélia precisava vencer e tirar o saldo negativo de gols. Na outra partida que definiria o Grupo C, a Inglaterra e a Eslovênia também brigavam por uma vaga. No caso de uma vitória dos eslovenos, os norte-americanos poderiam até empatar com a Argélia.

Os Estados Unidos foram superiores durante todo o primeiro tempo, mas pecaram nas finalizações. A única chance da Argélia foi aos 6min de jogo, quando Djebbour aproveitou um vacilo da defesa norte-americana, matou a bola no peito e bateu no travessão.


Depois, pressionados pela necessidade da vitória, somente os norte-americanos jogaram. A pressão deu resultado aos 20min, quando Dempsey conseguiu marcar após bate e rebate na área. Porém, o árbitro assinalou impedimento e anulou o gol. Aos 36min, uma chance incrível para os EUA. A bola quicou na pequena área, e Donovan e Altidore se atrapalharam na hora de chutar. Dessa forma, o primeiro tempo acabou com um frustrante 0 a 0.


http://s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2010/06/23/usa140.jpg 


No intervalo de jogo, o resultado sem gols em Loftus Versfeld e a vitória parcial da Inglaterra por 1 a 0 sobre a Eslovênia deixava os EUA fora da Copa. Por isso, a equipe voltou para o segundo tempo com a obrigação de atacar, mas desta vez acertar a pontaria.

A Argélia se segurava como podia na defesa e procurava sair rápido nas poucas oportunidades de contra-ataque. Aos 11min, uma chance incrível para os norme-amercicanos, novamente com Dempsey. O camisa 8 recebeu na entrada da área e bateu na saída do goleiro. A bola pegou na trave e voltou para ele, que, de pé esquerdo, chutou para fora no rebote, com o goleiro já vencido na jogada.

A pressão dos EUA não cessava, principalmente em jogadas pelas laterais. Porém, o time emperrava nos erros de finalização e nas grandes defesas do goleiro Mbolhi. A agonia dos norte-americanos deu lugar à euforia definitiva quando aos 45min Donovan aproveitou uma bola rebatida e chutou para o fundo das redes, garantindo a classificação.

Com os resultados da rodada, EUA e Inglaterra irão para as oitavas de final, sendo que os norte-americanos conquistaram o primeiro lugar do Grupo C pelo critério de gols marcados. Agora, essas seleções enfrentarão quem se classificar no Grupo D, que ainda está muito aberto e terá jogos ainda nesta terça. Todos os integrantes (Alemanha, Gana, Sérvia e Austrália) ainda têm chances de passar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário