Pela primeira vez desde 1978, a Copa do Mundo terá um campeão novato. Naquela oportunidade, Argentina e Holanda fizeram a final, e os sul-americanos levaram a melhor. Agora, holandeses ou espanhóis se igualarão a Inglaterra e França, que também possuem apenas um título do Mundial.
A Holanda tem um grande peso em suas costas. O time já foi vice-campeão duas vezes e, se ficar novamente com a segunda colocação, será a primeira seleção com três vices e nenhum título. Atualmente, a antiga Tchecoslováquia e a Hungria também possuem duas derrotas em finais.
Em uma das decepções, em 1974, a Holanda mostrou um futebol revolucionário, chamado de Carrossel Holandês e comandado pelo genial Johan Cruyff. O resultado, no entanto, foi muita tristeza com a vitória da Alemanha Ocidental, por 2 a 1, na decisão.
Em 2010, os holandeses apostam em menos craques históricos e mais em um jogo coletivo e de aplicação tática, organizado pelo técnico Bert van Marwijk e com destaque para o meia Wesley Sneijder e o atacante Arjen Robben. Até agora, a fórmula tem dado certo, pois o time venceu as seis partidas na Copa e pode se igualar às seleções brasileiras de 1970 e 2002, as únicas da história a faturarem o título vencendo todos os confrontos.
Já a Espanha disputa a final pela primeira vez, mas também tem fantasmas para temer em Johannesburgo. A seleção é considerada uma das grandes amarelonas do futebol mundial, chegando sempre como uma das favoritas mas decepcionando o torcedor. Por isso, o técnico Vicente del Bosque trocou a característica da raça excessiva dos espanhóis pela técnica apurada e o entrosamento.
O toque de bola da equipe é o mais impressionante do Mundial. Jogadores como Xavi, Iniesta e Xabi Alonso fazem a equipe ter grande posse de bola nas partidas. O fato de muitos atletas titulares jogarem em um mesmo clube, o Barcelona, também ajuda.
A Espanha é considerada favorita ao título, devido ao bom futebol e ao título europeu conquistado em 2008. Assim, um resultado negativo seria um desastre para o país, que entre os três maiores centros do futebol mundial é o único que ainda não venceu Copas. A Itália é tetracampeã e a Inglaterra, vencedora em 1966.
Na Holanda, não há dúvidas quanto à escalação, que será a mesma que vem sendo utilizada na Copa: Maarten Stekelenburg, Gregory van der Wiel, John Heitinga, Joris Mathijsen e Giovanni van Bronckhorst; Mark van Bommel, Nigel de Jong, Wesley Sneijder e Dirk Kuyt; Arjen Robben e Robin van Persie.
Já na Espanha há uma ponta de dúvida quanto ao ataque. Em má fase, o astro Fernando Torres ficou no banco na semifinal contra a Alemanha. O jovem Pedro entrou bem em seu lugar, mas um lance de individualismo extremo no final do jogo, quando perdeu a chance de ampliar o placar, deixou Del Bosque revoltadíssimo.
Para a Espanha, o título vale muito. O tenista Rafael Nadal e o jogador de basquete Pau Gasol estarão no estádio. Quem levantará a taça, Iker Casillas ou Giovanni van Bronckhorst?
Nenhum comentário:
Postar um comentário